:: Inicio :: Contato :: Serviços :: Equipe :: Empresa ::

 
  copyright (c) 2009, Solução Ambiental de Umuarama. Todos os direitos reservados
Mapa do Site
 
     

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

LICENCIAMENTO E RENOVAÇÃO DE ALVARÁS DE FUNCIONAMENTO

Licenciamento Ambiental: Empreendimentos que de alguma forma impactam o meio ambiente estão sujeitos ao processo de licenciamento ambiental, para que possam iniciar ou ampliar atividades já existentes.

Os processos de licenciamento ambiental podem envolver diversas áreas de conhecimento de acordo com a complexidade das atividades e processos adotados. A adoção de equipes multidisciplinares e a coordenação destes profissionais é essencial para o sucesso do licenciamento ambiental e a minimização dos impactos ao meio ambiente.

Licença Ambiental é um ato administrativo pelo qual o IAP – Instituto Ambiental do Paraná estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadores dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação e/ou modificação ambiental.

A Solução Ambientall oferece consultoria para o licenciamento de atividades junto ao órgão ambiental competente objetivando permissão para a instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais, que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras do meio ambiente ou que possam causar algum tipo de degradação ambiental. O processo de obtenção da Licença Ambiental (LP, LI, LO) tem por objetivo garantir que as medidas preventivas e de controle adotadas nos empreendimentos sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Elaboração de Estudos de Impacto Ambiental: A Solução Ambiental coordena equipes e executa a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de empreendimentos e acompanha o processo junto aos órgão ambientais.

No processo de obtenção das licenças prévia (LP), de instalação (LI) e de operação (LO), e na elaboração de Estudos de Impactos Ambientais e respectivos relatórios (EIA/RIMA), a Solução Ambientall disponibiliza aos seus clientes um Grupo de Trabalho estruturado especificamente para atender as necessidades especificas do empreendimento, formado por profissionais e parceiros altamente qualificados e em suas áreas de atuação.

Recuperação de Áreas Degradadas: Definição de planos de recuperação considerando os aspectos ambientais, estéticos e sociais, de acordo com a destinação que se pretende dar à área, permitindo um novo equilíbrio ecológico.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIANDO RESÍDUOS DE MANEIRA INTELIGENTE E RESPONSÁVEL, DESENVOLVENDO ATIVIDADES E HABITOS AMBIENTALMENTE CORRETOS!

A geração de resíduos proveniente das atividades da sociedade é um problema ambiental cada vez mais presente no cotidiano da população mundial.

Encontrar áreas adequadas para a construção de novos aterros sanitários é uma tarefa cada vez mais difícil e a utilização de novas tecnologias e práticas para o reuso, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos gerados pela sociedade estão se tornando cada vez mais eficientes, operacionais e economicamente viáveis.

A análise do ciclo de vida dos bens de consumo, desde a sua produção até a sua disposição final, demonstra que a utilização de recursos naturais precisa ser planejada de maneira mais inteligente e responsável, pois são recursos finitos e os hábitos de consumo da sociedade exercem uma pressão cada vez maior sobre o meio-ambiente.

Dentro deste contexto, atividades geradoras de resíduos vem sendo fiscalizadas pelos órgãos de saúde e de meio-ambiente tendo que tomar iniciativas pró-ativas no sentido de preservar os recursos naturais adequando-se as normas, regulamentos e a legislação vigente.

A Solução Ambiental esta a disposição para lhe deixar um passo a frente, a par das exigências dos órgão fiscalizadores, elaborando o plano de gerenciamento de resíduos do seu empreendimento, implementando-o em sua empresa e prestando contas as autoridades competentes executando ações que minimizam a geração de resíduos nas atividades de seus clientes.

Nossa equipe e nossos colaboradores estão preparados para oferecer aos nossos clientes as melhores Soluções de Gerenciamento de Resíduos, respeitando as normas técnicas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos de meio-ambiente, saúde e planejamento urbano, atendendo as atuais exigências e prazos estabelecidos para cada setor de atividade.

Através de um conjunto de ações e procedimentos que tem como objetivo avaliar as oportunidades de redução, reuso e reciclagem dos resíduos através da otimização do uso de recursos e insumos, procuramos viabilizar estratégias, parcerias e soluções ambientalmente corretas e economicamente viáveis para o gerenciamento dos seus resíduos.

Através do diagnóstico do seu empreendimento, estabelecemos diretrizes e procedimentos específicos para minimizar a geração de resíduos provenientes de suas atividades.

A segregação e o acondicionamento adequado dos resíduos e a identificação dos materiais que podem ser reutilizados e reciclados, abre portas para a articulação de parcerias de cunho econômico, ambiental e social, agregando estes valores a sua empresa.

A segregação, o acondicionamento e o armazenamento de resíduos perigosos e a administração de passivos ambientais são abordados de maneira integrada, utilizando as melhores praticas tanto em caráter preventivo como corretivo.

* Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS):

Documento integrante do sistema de gestão ambiental, baseado nos princípios da não geração e da minimização da geração, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final.

O PGRS tem como objetivo minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente, assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos em conformidade com a legislação vigente tendo como resultado a redução de custos de disposição e tratamento de resíduos bem como uma redução no uso de matérias primas.

Elaboramos e re-avaliamos Planos de Gerenciamento Integrados de Resíduos Sólidos Municipais, incluindo alternativas para a compostagem de material orgânico.

* Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC):

Elaboramos o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil de seu empreendimento contribuindo para a redução no uso de materiais e reduzindo a geração de resíduos, orientando a caracterização, a segregação, o acondicionamento, o transporte e a destinação final para atender as exigências dos órgão de urbanismo e meio ambiente.

Também oferecemos consultoria para o treinamento e a implantação de ações de Produção mais Limpa (P+L) na construção civil.

* Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde(PGRSS):

O Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão , planejamento e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde, dos recursos naturais e do meio ambiente. Abrangendo todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos funcionários envolvidos no manejo de RSS.

* Plano de Gerenciamento de Resíduos para Geradores Temporários (PGRGT):

Organize o seu evento de maneira ambientalmente correta seguindo as orientações do nosso Plano para Geradores Temporários de Resíduos. Tenha a noção exata da estrutura e da mão de obra necessária para o seu evento, otimizando os recursos investidos em limpeza e minimizando os impactos no meio ambiente através da segregação e reciclagem dos materiais descartados.

* Geradores de Resíduos Especiais (PGRE):

Se em sua atividade há a geração de resíduos perigosos, nossa equipe está preparada para equacionar o seu problema. Avaliando a sua atividade, podemos dimensionar a solução adequada para cada situação, recomendando técnicas, procedimentos e profissionais adequados para o correto gerenciamento e tratamento destes materiais, sem o desperdícios de recursos financeiros e eliminando riscos desnecessários ao meio ambiente.

Centros de Triagem de Resíduos Recicláveis e Pátios de Compostagem: Consultoria a empresas e municípios para a o projeto e implantação de áreas de triagem e compostagem, transformando resíduos recicláveis em matéria prima e resíduos orgânicos em adubo, minimizando a quantidade de resíduos enviados a Aterros Sanitários através da reutilização dos resíduos gerados de maneira ambientalmente correta, visando a preservação e recuperação do meio ambiente.

Oferecendo também assessoria em outros formas de destinação de resíduo sólidos e programas de coleta seletiva.

 

GERENCIAMENTO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

A Solução Ambiental tem como proposta assessorar organizações que buscam soluções técnicas e gerenciais em busca da sustentabilidade ambiental de suas atividades e processos, iniciando a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental.

Através de uma abordagem integradora de aspectos técnicos, econômicos e ambientais procuramos identificar soluções especificas para a sua organização baseadas no estado da arte dos sistemas e tecnologias disponíveis para cada setor de atividades.

Através da execução de diagnósticos ambientais de amplo escopo, são identificadas as potencialidades e prioridades em processos e atividades frente às exigências técnicas e legais, as oportunidades diretas e indiretas de cada ação preventiva e/ou corretiva e a postura corporativa a ser definida frente a estas oportunidades, visando otimizar a utilização dos recursos técnicos e financeiros e as ações de monitoramento ambiental.

Identificando as oportunidades e prioridades ambientais, apresentando soluções técnicas e gerenciais baseadas no estado da arte do conhecimento e implementando melhorias continuamente, os resultados serão visíveis nos mais variados setores da sua empresa trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Utilizando um sistema eficiente de comunicação interna e externa como estratégia corporativa, a Solução Ambiental proporciona a abertura de novas oportunidades de negócio através do Green-Marketing, identificando e explorando novos mercados e construindo a imagem ambiental de empresas e organizações!

Diagnóstico Ambiental: Estudo que tem como objetivo avaliar qual é a relação atual da empresa com o meio ambiente, com seus fornecedores e com a sociedade. Identificar e quantificar estas relações de maneira adequada tem fundamental importância na definição de quais são os rumos a serem tomados na busca das empresas pela sustentabilidade de sua atividades, servindo como base para as etapas que antecedem a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental.

Definição do Planejamento Estratégico Ambiental: Estudo e pesquisa que tem a finalidade de desenvolver ou revisar os objetivos de sustentabilidade em sinergia com as demais metas da empresa.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental é peça fundamental para a preservação ambiental. Educar para um futuro sustentável é a melhor maneira de preparar as futuras gerações para lidar com a realidade e os desafios de um mundo em constante transformação.

Projetos de Educação Ambiental: Desenvolvimento e implantação de projetos visando o reconhecimento de valores e o esclarecimento de conceitos ambientais, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento das habilidades e a modificação de atitudes em relação ao meio ambiente, entender e apreciar as inter-relações entre a sociedade e o meio ambiente, relacionando a tomada de decisões com a ética que conduz para a melhora das condições do meio ambiente e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.
Elaboramos também programas de educação ambiental para incentivar a coleta seletiva em municípios, com foco na minimização, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados.